Este documento representa nosso jeito de ser quanto aos relacionamentos com as entidades externas e os grupos de gestão e operação de nossos processos. É através deste conjunto de comportamentos que desenvolvemos nossas atividades e praticamos as políticas, diretrizes e valores do Grupo Vida.

1. Relação com os Clientes: 

São neles que focamos nossos esforços no sentido de entregar os produtos e serviços no mais alto grau de qualidade exigidos em nossos acordos, mesmo que eles não tenham condições de fiscalizar ou comprovar. Esta entrega está baseada não só nas especificações técnicas, quando também na ética com a qual desenvolvemos os relacionamentos empresariais, praticamos a gestão e operamos os processos.  

2. Relações com Colaboradores: 

O Grupo pratica a diversidade dentro da organização, respeitando as diferenças e criando condições para que todos os colaboradores possam agir em conformidade com seus valores individuais. A eles devemos o respeito quanto: 

•   Recrutamento e Seleção:

É baseado na capacitação diante do cargo a ser ocupado e não permitindo discriminações de cunho racial, cor, credo religioso, sexo, idade, preferência sexual e de outras formas de preconceitos combatidos pela sociedade. 

  • Relações Hierárquicas: 

O respeito é essencial para o bom funcionamento de qualquer estrutura organizada. O princípio da gerencia não pode ser confundido com arbitrariedade. A gestão é exercida de acordo com as boas práticas de administração e respeito aos colaboradores conforme previsto nas políticas e diretrizes do Grupo. 

• Privacidade: 

O direito à privacidade ocorre tanto por parte da organização em relação com seus colaboradores quanto estes em relação ao Grupo. A vida privada é um direito fundamental do ser humano, assim como as informações internas sobre o Grupo são de sua propriedade e a divulgação depende de autorização expressa.

• Avaliação e Promoção: 

O colaborador deve conhecer antecipadamente os critérios de sua avaliação, assim como os resultados das mesmas. As promoções obedecerão critérios de merecimento e serão feitas de forma justificada. 

• Demissão:  

É garantido ao colaborador a não arbitrariedade, a justificativa desta ação e o sigilo dos fatores motivadores.

3. Relações com Fornecedores: 

É garantido aos fornecedores o sigilo das negociações comerciais e a obediência à prática das regras de mercado relativo aos processos de compras.  

4. Relações com Concorrentes: 

Respeitamos nossos concorrentes estabelecendo relações éticas de competitividade, adotando práticas concorrenciais íntegras e leais, não sendo aceitas atitudes difamatórias ou que possam denegrir a imagem de seus negócios, produtos ou serviços.

5. Relações com o Governo Federal, Estadual e Municipal: 

Nossas obrigações tributárias perante estas esferas de poder são praticadas de forma da lei, sem que tenhamos intensão de obter vantagens por omissão ou adiamento.

6. Relacionamento com o Meio Ambiente: 

O Grupo tem como princípio desenvolver suas atividades em total conformidade com a proteção ao meio-ambiente onde atua, obedecendo as legislações vigentes e as expectativas da sociedade e dos clientes. 

7. Relacionamento com a Comunidade – Ações Filantrópicas: 

O Grupo deve reconhecer as necessidades da comunidade em que está inserida, procurando desenvolver programas sociais através de instituições comunitárias ou organizações não-governamentais. Essas atividades podem ser implementadas também pelo trabalho voluntário de seus funcionários ou doações de produtos e serviços. 

8. Práticas Coercitivas à Corrupção e Propina: 

A corrupção e o pagamento de propina são atividades moralmente condenáveis, não sendo aceitos, portanto, em nenhum dos processos e relacionamentos praticados pelo Grupo. 

Luís Mendes

Diretor Presidente